Se existe uma lição que a vida ensina é a dose das coisas. Tudo pouco é ruim e tudo muito é igualmente ruim. Existe uma dose certa para dar certo, e saber disso já é suficiente para estar um passo a frente do que quer que seja.
Quando era mais novo eu sempre exagerava muito na dose. Sempre fui o que chamam de “emocionado demais”. De fato, olhando do alto dos meus 36 anos, consigo ver situações que pesei demais a mão e consigo ver situações em que pesei de menos – em ambas eu perdi, pois viver nos extremos é profundamente ruim, por isso fui encontrando um caminho do meio. Na verdade, “caminhos” do meio.
Não se engane acreditando em magia como se houvesse uma fórmula para o “Tao do meio”. O Yin Yang. O equilíbrio perfeito. Pode parecer frustrante, mas o tal segredo não existe. Graças a Deus não existe.
Não percorremos um caminho: percorremos um caminho por situação em múltiplas frente diferentes, onde cada pessoa, cada escolha, é um novo caminho que estamos percorrendo naquela parábola específica.
A jornada da vida é apenas uma, mas os caminhos são muitos e é por isso que EU acredito em escolhas pontuais para cada uma delas. Isso também quer dizer que eu posso errar até encontrar esse ponto de equilíbrio para uma situação, seja por experiências passadas, seja por conseguir corrigir a rota antes da colisão. Acertar a dose.

A cada dia que amadureço, esses valores vão se enraizando em mim e vou construindo minha vida em cima deles. Isso não me isenta de erros, mas me torna suficientemente seguro para admiti-los e mudar de rota, ou só adequa-la. O caminho do meio.

Não quer dizer que deixei de ser intenso para ser um monge tibetano em meditação: existem coisas que são minhas, e o tesão pela vida e viver minhas emoções é certamente uma delas. Quer dizer que já me lapidei o suficiente para resolver minhas questões como um homem deve resolver, sempre buscando esse equilíbrio para cada uma delas.
É tarefa de uma vida inteira buscar isso, mas no final, quem agradece é a minha vida e quem dela faz parte. Estar em paz é o verdadeiro significado dessa jornada. Sem isso ela não vale a pena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *