Última sentada nessa cadeira, última entrada nesse quarto que me fez viver os maiores desafios de 2022 e da minha vida toda. Aqui, onde é meu escritório, trabalhei como se não houvesse amanhã e colhi os frutos de ter sido persistente para continuar e regrado o suficiente para regar os meus projetos até colher frutos. É daqui que trabalhei em ao menos 3 multinacionais gigantes, como o PayPal, e onde aprendi muito. Desse escritório, descobri que tem gente que pensa como eu nos EUA, na Argentina, na Colômbia, na Índia, na Croacia, na Finlândia, na Inglaterra, na Costa Rica e em tantos outros lugares com tanta gente especial que eu pude conhecer um pouquinho e entender que nem idioma, nem geografia e nem cultura são barreiras quando se quer conectar com outras pessoas genuinamente.
A cada um que me deixou entrar no coração este ano, pode ter certeza que vocês entraram no meu, mesmo que vocês nunca leiam isso, Deus entrega o recado.
Desse escritório, recebi a ligação da minha irmã em pânico pois achava que minha mãe não estava bem. Foi aqui que abaixei minha cabeça por 5 minutos e respirei por algum tempo. A última tomada de fôlego de 2022 aconteceu em Março quando dei entrada no Hospital São Camilo com minha mãe, quase em sepse, nos meus braços. De lá para cá, vim em um tiro só. Da descoberta de um câncer agressivo a uma cirurgia que podia te-la matado, minha mãe venceu. Venceu o medo, venceu a doença, venceu suas limitações e venceu como um ser humano. Minha mãe viu seus filhos a abraçarem em seu momento mais difícil e reconheceu o bom trabalho que fez. Nunca vou esquecer o dia em que ela teve alta e veio para minha casa – reconhecer a liberdade que tínhamos antes da doença e não dávamos valor. Reconhecer que a vida é bonita depois de 1 mês no hospital.
Em 2022, esse escritório virou um quarto e uma enfermaria. No começo eu precisava da ajuda de alguém, mas fui percebendo que eu mesmo era capaz de cuidar da minha mãe, e assim o fiz e faria tudo de novo se precisasse. Aqui ela quase morreu por causa da bolsa de ileostomia, e eu vi ela definhar por causa disso. Deus sabe o que faz e mudou o jogo de novo.
Eu e minha mãe estreitamos nossos laços depois em 35 anos, e pudemos realmente curtir a existência um do outro. Ela me pediu desculpas pela primeira vez na vida, e isso ficou marcado para sempre para mim. Eu reconheci tantos valores nela que agora falo com orgulho que eu me pareço com minha mãe, pq isso é o maior elogio que alguém já me falou – e pensar que eu já achei uma ofensa. Minha mãe enfrentou a terapia e conheceu mais um anjo para ajuda-la na jornada dela.
Em 2022, meus amigos se fizerem presentes: Fábio, Marcus, Ricardo, Maysa, Ronaldo, Andressa, Kbça, Livia e tantos outros que se fizeram presentes e mostraram que amizade de verdade é com abraço e com carinho. Me afastei um pouco do meu pai por conta da minha mãe, mas me conectei com minha sogra durante o ano. Eu amo demais aquela mulher pela força e bravura que tem. Ela exala alegria na mesma onda que eu e por isso a gente funciona.
Em 2022, eu achei que meu casamento ia acabar. Foram muitas brigas com a Alessandra, antes e depois que minha mãe ficar em casa. Não tivemos um bom ano apesar de ela estar presente em todos os meus dias, ela não foi protagonista das coisas que foram relevantes para mim de maneira geral, e isso me chateia e me faz repensar muita coisa. Seria injusto porém não reconhecer o esforço dela ao aceitar minha mãe morando aqui por 7 meses, tendo a privacidade invadida e passando por momentos desagradáveis por causa da ileostomia. A vida, porém, surpreende, e agora ela é a mãe do meu filho ou filha. Uma criança não segura casamento, mas quem sabe as coisas não mudam para melhor, não é mesmo.
Nunca me apaixonei tanto como em 2022. Pela histórias, pelos jogos e pelas pessoas que conheci. Conheci pessoas que mudaram minha vida de tantas formas que não consigo explicar. Me entreguei a sentimentos que jamais achei que poderia. Me deixei levar pelo que há de mais bonito – o amor. E assim pretendo continuar em 2023: cada vez mais consciente de mim e distribuindo o que eu tenho de melhor para dar sem pedir nada em troca. Eu amo o que me tornei e amo o caminho que estou trilhando.
Obrigado 2022 por tanto. Obrigado Deus por tantas graças.
Chegou a hora de eu voltar a respirar normal, para que 2023 seja o melhor ano da minha vida.
Deus abençoe você.